domingo, 27 de junho de 2010

Cubo

O exercício aqui apresentado, pretende que organizados em equipas, os alunos explorem e apresentem algumas soluções para o problema colocado.

O exercício consiste na resolução do seguinte problema:
Dado um cubo com dimensões definidas, (10cm x 10cm x 10cm), é pedido que no seu interior se construa um percurso, tão longo quanto possível, a ser percorrido com uma esfera de 1cm.

Uma vez colocada a questão, o nosso grupo de trabalho deu ínicio à elaboração de uma série de soluções e o seu teste pela execução de maquetas.
A solução final consiste numa divisão do cubo em 2 partes(metades), nas quais estão posicionados planos paralelos ligeiramente inclinados, que se encontram e desencontram em extremidades estrategicamente definidas, de forma a permitir a fluição do percurso e para que a esfera possa passar de um patamar para os que lhe estão abaixo colocados.

Lamentávelmente o mock up executado para a apresentação final do exercício não teve o sucesso que a equipa previa. O principal motivo para o seu fraco funcionamento, prende-se com os problemas constructivos pela execução do modelo recorrendo ao corte a lazer.

Contudo, revelou-se um experiência bastante positiva que definitivamente se distingue das experiências que temos nas restantes unidades curriculares e que nos permitiu um novo exercício das nossas competências intelectuais e manuais.

Constituição do Grupo:

. Joana Correia
. Ricardo Esteves
.Teresa Franco

Sem comentários:

Enviar um comentário